Titulo da Noticia:

PEGN 854
Data de Inclusao da Noticia: 01/04/2009

Texto:
Pequenas Empresas Grandes Negócios
Programa 854
TV Globo
No ar - Inédito - Domingo - Dia 04/01/09 - 7h30
Reapresentações
Globo News
Domingo ? 04/01/09 - 10h05
Canal Futura
Quarta-feira ? Dia 07/01/009 - 06h30
Sexta-feira ? Dia 09/01/09 - 00h30

Este programa vai apresentar as seguintes reportagens:

TENDÊNCIA 2009: BOM ATENDIMENTO CLIENTE (CROSS)
Segundo os consultores de empresa 2009 é um ano para agregar serviços, tecnologia e aprimorar o bom atendimento. O empresário Jesse de Andrade, por exemplo, apostou na qualidade do atendimento para alavancar os negócios. Todos os dias o empresário vai ao restaurante, senta e conversa com os clientes, de mesa em mesa. Para atender cada vez melhor, o empresário sabe a mesa e até o prato preferido do cliente. Outra estratégia do empresário para aprimorar o atendimento foi investir 12 mil reais em tecnologia. Além da comanda eletrônica, o restaurante aposta em outra novidade: um botão na mesa quando acionado faz vibrar um relógio no pulso do garçom, que atende rapidamente a mesa do cliente. E todo o investimento faz com que o local ganhe em rapidez e agilidade. E o movimento aumentou em 10%. Todo ambiente do restaurante faz com que o cliente se sinta mais a vontade e confortável. O restaurante recebe 15 mil clientes por mês. Para montar um restaurante nesse modelo o investimento inicial é de 300 mil reais, usados na reforma do espaço, treinamento de equipe e equipamentos de cozinha.
FRANQUIAS EDUCACIONAIS - SEBRAE/ RJ
No Rio de Janeiro, empresários criam métodos de ensino diferenciados e, com o apoio do SEBRAE, transformam escolas em franquias. Uma escola de idiomas em Itaboraí, litoral fluminense, apostou nesse modelo de negócios. Depois de 23 anos no mercado, a empresária Rosani Santana de Magalhães transformou seu negócio em franquia. A escola oferece cursos de inglês, francês e espanhol e já tem três franqueadas. E as empresárias Danielle Costa e Flávia Dallalana oferecem cursos de informática só para crianças, mas dentro dos próprios colégios em que elas estudam. Com a ajuda do SEBRAE, elas formataram uma franquia e criaram uma metodologia de ensino específica para ser aplicada nas escolas, juntamente com as disciplinas regulares. A empresa já terceiriza o ensino de informática em 50 escolas e creches e possui 13 franqueados que atendem mais 50 escolas, no Rio de Janeiro, Brasília e interior de São Paulo. Para formatar as franquias, o SEBRAE avalia o valor da marca, quanto é preciso investir e as possibilidades de lucro. Os números do setor no Brasil mostram que esse é um bom negócio. Quando se compra uma franquia, a marca já é conhecida e fica mais fácil se manter no mercado.
MÁQUINA HÓSTIA (REPRISE)
Em Itu, no interior de São Paulo, uma pequena empresa vende máquinas para fazer hóstias. Antigamente, fazer hóstias era trabalhoso e artesanal. A massa era prensada com ferro quente e cortada com tesoura, a mão, uma a uma. Há 20 anos, a empresa de Salete Boni recebeu pedido de um convento para facilitar o trabalho e foi criada uma máquina para produzir a hóstia. Hoje, a empresária Salete cuida da empresa junto com a nora Juliana Santana. Elas mal dão conta dos pedidos, que vêm do Brasil e do exterior. A hóstia precisa ser fina e ao mesmo tempo resistente. E é isso que a máquina faz, com pressão e calor. A empresa vende a máquina de fazer hóstias a partir 2.800 reais. Ela produz 30 hóstias pequenas por minuto. E o lucro do negócio é alto. Segundo as empresárias, para se produzir mil hóstias o custo é de dois reais. E o preço de venda varia de sete a dez reais. Trabalhar com o mercado religioso é diferente, porque o cliente é certo, paga em dia, mas é difícil de ser conquistado. Tudo funciona na base do conhecimento e da confiança.

PRÓTESES MAMA (REPRISE)
Em São Paulo, uma pequena empresa comercializa produtos para mulheres que passaram pela cirurgia de retirada da mama. São próteses, lingerie, maiôs e biquínis, que acompanham as tendências da moda, com opções de cores e modelos. As peças já resgataram a auto-estima de muitas mulheres. Entre elas, Maria Lecy Cruz, que em 1998, ela fez cirurgia de câncer e retirou uma mama. Myriam Sanchez é a dona da loja e desenvolve peças exclusivas para atender as necessidades das clientes. Ela trabalha com próteses mamárias nacionais e importadas. A cliente escolhe entre diversos modelos e tamanhos de próteses. O mastologista Adalgir D?Alessandro há mais de vinte anos se preocupa em resgatar a auto-estima de mulheres que retiraram a mama. Ele opera por ano, cerca de 180 mulheres. O médico é vice-diretor clínico do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer), e informa que as pesquisas do câncer de mama estão avançadas na área da reconstrução mamária e hoje, a mulher não precisa ser mutilada. Além da loja física, a empresária Myriam Sanchez investiu no comércio online e hoje, 30% das vendas são feitas pela internet. Por mês, ela atende cerca de cem mulheres e comercializa, em média, trezentas peças.

Pequenas Empresas Grandes Negócios 854, no ar em 04/01/09,
às 07h15 TV Globo ? 10h05 Globonews ?07/01/09 na Futura às 06h30.


Editorial: Atendimento



1.Máquina Hóstia

Ebisa Máquinas para Hóstias Ltda
Rua Cesário Pires de Camargo, 281 - Parque Industrial
CEP: 13309620 ? Itu/SP
Contato: Maria Salete Boni
Tel.: (11) 4024-6369
www.Ebisamaquinas.com.br


2. Sebrae/RJ Franquias Educacionais

ComputerToys
Rua Conde de Bonfim, 99 ? sala 501 ? Tijuca
CEP: 20520-050 - Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3872-8373
Contato: Flávia Dallalana e Daniele Benevides

Liverpool Escola de Idiomas
Avenida 22 de maio, 5137 ? Centro de Itaboraí
CEP: 24800-000 - Niterói/RJ
Tel.: (21) 2635-1080
www.liverpoolidiomas.com.br

Sebrae/RJ
Rua Santa Luzia 685 7º andar ? Centro
CEP: 20030041
Tel.: (21) 2212-7773 / 0800 570 0800
Gestora: Jacqueline Garcia


3.Prótese Mama

Mama Amiga
Rua dos pinheiros, 685 ? Pinheiros
CEP: 05422-011 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3062-8006
Contato: Mirian Sanches
mama.amiga@yahoo.com.br
www.mamaamiga.com.br


Dr. Adalgir d?Alessandro
Rua do Paraíso, 139 ? Paraíso.
CEP: 04103-010 ? São Paulo/SP
Tel.: (11) 3284-8015
www.unimast.com.br
unimast1@uol.com.br


4. Tendência Bom Atendimento

Josephine Bistrô
Rua Jaques Félix, 253 - Vila Nova Conceição
CEP: 04509-000 ? São Paulo/SP
Tel.: (11) 3842?5891
www.jophenie.com.br
Contato: Jessé de Andrade


Consultor: Alexandre Adoglio
alexandre@markitetus.com.br
Anexar Arquivo
Dúvidas e sugestões, mande um e-mail para
Gerência de Informação do SEBRAE Nacional